quarta-feira, 12 de maio de 2010

Abolição da Escravidão
Em maio de 1888, o imperador D. Pedro II se encontrava em viagem pela Europa e sua filha, a princesa Isabel, respondia como regente do Império.
Nesse momento, a pressão popular para a abolição atingiu seu auge, e os políticos abolicionistas conseguiram concentrar cada vez mais adeptos no Parlamento. Assim , em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi aprovada pelos deputados brasileiros e assinada pela princesa Isabel. Essa lei declarava extinta a escravidão em todo o Brasil e foi recebida com festas pelos ex-escravos e pelos abolicionistas em todas as regiões do Império.

A Participação Popular
Apesar de a escravidão no Brasil ter sido abolida oficialmente com a assinatura da Lei Áurea, a participação da população e das organizações abolicionistas foram fundamentais nessa decisão.
As revoltas de escravos nas fazendas causavam medo e receio nos fazendeiros que, por sua vez, começaram a pensar alternativas para a substituição da mão de obra. Em várias cidades do Brasil, manifestações e comícios eram promovidos pelas associações e clubes abolicionistas, estimulando milhares de pessoas a sair às ruas para protestar e lutar contra a escravidão no país. Poetas, advogados, políticos e intelectuais divulgavam publicamente as suas idéias.
De acordo com alguns historiadores, o Movimento Abolicionista foi um dos que uniram o maior número de brasileiros em torno de uma causa comum: a libertação dos escravos.

Os ex-escravos após a abolição
A abolição da escravidão foi importante porque trouxe igualdade perante a lei para todos os brasileiros, independente da origem étnica de cada um. Porém, ela não foi suficiente para igualar, na prática, os ex-escravos e seus descendentes aos demais cidadãos brasileiros.
Muitos ex-escravos continuaram trabalhando para os fazendeiros em troca de salários muito baixos, enquanto outros buscaram melhores condições de vida nas cidades. Porém, como ex-escravos não tinham acesso à educação, nem à moradia ou emprego, eles passaram a viver em condições precárias.
Contudo, foi por meio da formação de redes de solidariedade que os ex-escravos puderam sobreviver e resgatar a dignidade. Nessas redes, eles se ajudavam mutuamente arrecadando dinheiro para comprar vestimentas e alimentos, além de trabalharem juntos na construção de suas moradias.
Fonte: Vontade de Saber História, FTD, 2009.
Apesar da Lei Áurea e das diversas redes de solidariedade, a herança da escravidão permanece na sociedade brasileira atual através da discriminação racial, social e econômica contra os afrodescendentes.

Após ler e refletir sobre a importância da Lei Áurea e das redes de solidariedade formadas pelos ex-escravos escreva a sua opinião sobre a abolição da escravidão no Brasil?

10 comentários:

Brendon e wellington disse...

Em maio de 1888, o imperador D. Pedro II se encontrava em viagem pela Europa e sua filha, a princesa Isabel. Respondia como regente do Império.Nesse momento, a pressão popular para a abolição atingiu seu auge, e os políticos abolicionistas conseguiram concentrar cada vez mais adeptos no Parlamento

Jackson luãn e Mauricio f. disse...

A historia dos escravos é augo que é extremamemte chocante por-que os senhores de escravo acabavam se aproveitando e os abolusionistas tiveram a coragem de comesar a revolussão.

Diovani e douglas162 disse...

Bom,eu e meu colega achamos o texto muito interessante.Pois conta a uma historia do passado vivido e prestigiado por quem ouvi ,porque fala da libertação dos negros(escravos).Bom foi esse o meu comentário sobre o texto. diovani e douglas

Quinta-feira, Maio 13, 2010

Debora e Felipe disse...

'Ruim porque isso ainda continua acontecendo.Escravos continuam a trabalhar e a correr atras de seus direitos por uma vida melhor.Pense que todos seres humanos temos que ter os direitos iguais para todos todos nós somos seres humanos .

Josielen e Gabriel Santos turma: 162 disse...

Bom, nós achamos se os políticos daquela época, estavam lutando para dar a liberdade para os escravos eles deviam pensar como esses escravos iam sobreviver depois que fossem libertos, como eles iam se alimentar sem casa, sem emprego e sendo analfabeto, sendo que os escravos sofreram racismo das pessoas da cidade, é isso que nós achamos que os políticos deviam pensar nessa dificuldade que os escravos passaram.Antes de dar há liberdade há eles sendo que depois de muito tempo trabalhando para os seus chefes, como eles iam sobreviver sozinhos.

Shaiane e Raiana disse...

Para os ex-escravos foi importante porque trouxe igualdade perante á lei para todos os Brasileiros dependente de cada origem de cada um.

G@briel Oliver@ Turma 162 disse...

A abolição da escravidão ou seja mais conhecida como lei auria foi grassas os abolicionistas e a princesa ISABEL no dia 13 de maio de 1888 e em todo o Brasil foi feito festas para festejar os escravos agora eram pessoas dignas e libertas grassas os abolicionistas e a princesa ISABEL então ficou que no dia 13 de maio a abolição da escravidão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

stefani , mauricio e geovane disse...

bom a abolição da escravidão foi importante porque trouxe a pressão popular para atingir seu mais auge motivo.

Thalia Ribas e Gabriéli disse...

Se não fosse pela lei da princesa isabel que todos os escravos fossem alforriados,talvez muitos parentes de nós,e quem sabe ate nós mesmos seriamos escravos.

Ianka turma: 162 disse...

Bom,eu achai este texto muito importante, porque com ele eu aprendi muitas coisas que eu não sabia, como eu não sabia que depois que soutaram os escravos eles tiveram que voltar novamente a serem escravos para se sustentar.