quarta-feira, 21 de maio de 2008

A criatividade no aprendizado

O corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros e possui 13 sistemas: respiratório, excretor, nervoso, ósseo, reprodutor, linfático, muscular, respiratório, circulatório, endócrino, imunológico, tegumentar e, pausa para respirar, urinário. Ele, corpo humano, possui ainda incontáveis órgãos com incontáveis funções diferentes.

O sistema solar é composto pelo sol, oito planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) mais o planeta discriminado, o longínquo e congelado planeta anão, Plutão. Isso sem contar os Asteróides, Cometas, Centauros e Meteoróides.

Agora imagine tudo isso explanado em uma aula para a quarta série do ensino fundamental. As crianças, com essa avalanche de informação certamente pegariam aversão a essas interessantes disciplinas. Foi pensando em facilitar o entendimento de seus educandos que o educador Sérgio desenvolveu conjuntamente com eles o projeto “Defesa da Vida”.

A idéia do projeto é fazer com que os educandos reconstruíssem o Corpo Humano e o Sistema Solar, após uma pesquisa sobre esses dois conteúdos, conforme o entendiam e utilizando apenas sucata. O resultado foi impressionante: sistema solar de papelão de pizza com sol feito de relógio quebrado; planetas de tampa de café; estrelas de purpurina; uma simpática família, a Pikeruxa e o Kendrox, mãe e filho feitos de garrafa pet, metal e papelão. Uma estratégia de ensino muito interessante que conseguiu motivar os educandos na criação de peças inusitadas.


Pikeruxa e Kendrox em exposição para as crianças

Segundo o educador Sérgio, “quando os alunos ouvem, muitos esquecem. Quando vêem, memorizam, mas quando colocam em prática os conhecimentos, realmente aprendem.” Outro aspecto importante ressaltado pelos colegas Estéfani e Jean sobre o projeto é a reutilização do material que certamente iria parar no lixo e que agora se transforma em aprendizado.

A exposição dos trabalhos aconteceu no dia 15 de maio e movimentou o recreio da Escola Marista Santa Marta. Os educandos envolvidos são todos da turma 144. A iluminação da Pikeruxa foi resultado de parceria com os novos cursos do Centro Marista de Inclusão Digital (Cmid)

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, turma. Passei para deixar registrado que fiquei encantada com o trabalho de vocês. Parabéns a todos. Beijão da prof Lu.

Anônimo disse...

O trabalho da turma 144,foi excelente.
Eles aprenderan a reciclarar pet,ferro,tanpas , papelÃo e reciclar o mundo que e´mais importante!
Diovani e Douglas.
turma:143.

Anônimo disse...

BOM,O TRABALHO DOS MEUS AMIGOS FOI LEGAL E CRIATIVO,POIS O QUE ELES APRESENTARAM PARA NÓS JA MOSTRAVA A CAPASIDADE E O TRABALHO QUE DEU A ELES PARABÉNS...

Anônimo disse...

Na segunda semana de ferias foi legal pois eu viajei para santa fé e Jaguarí visitar a minha vó que ja tem 95 anos.





aluna ; Thalia R. Pruni

Anônimo disse...

NO ULTIMO DIA DAS FERIASO EU CAI DE CARA NO CHÃ POR CAUSAS DE UA BOLA DE PINGUI POGUI

Anônimo disse...

AS MINHAS FOI MUITO LEGAL POIS EU ESTUDE
E BRINQUEI BASTANTE JUNTO COM O MEUS IRMÃOS E CONVIDEI A MINHA AMIGA PARA POSAR
LA EM CASA E DEPOIS EU E ELA AJUDEMOS A MINHA MÃE.

Anônimo disse...

JULIO DI SE QUE CAIO DE CARA NO CHÃ