



"Viva todas as fases de sua vida, retire o que há de melhor em cada uma delas... Guarde especialmente os momentos vividos em sua infância".
Nesse clima, as atividades relacionadas ao tema "Brincando e Aprendendo" têm propiciado aos educandos momentos de aprendizagem e reflexão acerca de importantes temas como: Diteitos e Deveres das Crianças e Adolescentes, Exploração do Trabalho Infantil, Folclore, Preservação Ambiental entre outros.
Entre as atividades propostas para estes fins, os educandos realizaram pesquisas junto aos pais com a finalidade de fazerem um levantamento acerca das principais brincadeiras e diversões que os mesmos desfrutavam na sua infância.
O resultado foi positivo e se expressou claramente na euforia dos relatos feitos pelos filhos em relação ao que foi revelado pelos pais...
Muitos expressaram espanto ao descobrirem que num passado não muito distante não existiam muitos artigos e brinquedos eleitos como os seus preferidos... Por outro lado, também descobriram várias coisas que permaneceram ao longo dos tempos, legados de geração à geração, como patrimônio cultural.
Os educandos utilizaram um momento no Laboratório de Informática para realizarem o registro das brincadeiras prediletas praticadas na infância dos pais e que também lhe agradam.
5 comentários:
Eu e meu colega Brendon gostamos muito do passeio na ARPS por que nos conhecemos outros tipos de lixos.
Cachorros com sarnas e pulgas ,cavalo bebendo água poluida, vimos esgotos a céu aberto,
lixos nas ruas com lixeiros recolhendo.
Nós vimos isto de interesante no passeio a ARPS .
ééeé´
A gincana foi muito legal porque tinha muitas atividades e brincadeiras diferentes.
É muito importante esse trabalho que os recicladores fazem,eles fazem um trabalho que ajuda a não p
oluir a nossa comunidade a não ter lixo e os recicladores ainda estão
arrecadando dinheiro para se mante
r
Relato da mãe de um aluno:
28 anos
"Minha infância não foi um mar de rosas, mas como toda criança brinquei bastante. É claro com muitas responsabilidades.
Com 9 anos aprendi a cozinhar e isso foi mais uma das minhas responsabilidades além de cuidar dos meus irmãos mais novos.
Nós somos entre seis irmãos... A mãe saia cedo e logo depois nós levantávamos... iamos para a escola e meio-dia chegávamos e tudo começava...
Minha irmã mais velha lavava a roupa e fazia comida. Isso até os 14 anos dela pois então ela casou e tudo sobrou para mim.
Eu não lavava muita roupa porque eu era magra e não tinha mita força. No mais cozinhava e cuidava das crianças e quando dava ia brincar.."
Postar um comentário